sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Tudo pronto para o maior evento enxadrístico do Mercosul

Quando o relógio marcar 17h nesta sexta-feira (16 de dezembro), será o início do grande momento, não só para a Fronteira de Sant’Ana do Livramento e Rivera, mas para o Rio Grande do Sul e porque não dizer Mercosul. Acontece que a partir deste instante estarão chegando à Fronteira da Paz as mentes mais desenvolvidas e brilhantes do esporte ciência e ginástica da inteligência para a disputa da III Copa das Nações de Xadrez Internacional que, sem sombras de dúvidas, será o maior evento livre de xadrez das Américas no quesito número de jogadores titulados vindos de nada menos do que seis países – Venezuela, Chile, Argentina, Uruguai, Brasil e sendo que um deles do velho continente, da Espanha. Só do Brasil estarão nesta disputa representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, com destaque para o atual campeão brasileiro José Antônio Nery Júnior da cidade mineira de Resende – Santa Catarina e de diversas cidades do Rio Grande do Sul.
Este inédito acontecimento esportivo e cultural é uma promoção exclusiva da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul, através da Fundação Gaúcha de Esporte Cultura e Lazer (FUNDERGS), que por meio da assinatura de um importante convênio com a Associação de Xadrez de Sant’Ana do Livramento está possibilitando o desembarque em nossa Fronteira da chamada seleta e privilegiada elite do xadrez. Este importante protocolo foi firmado no fim de novembro, em cerimônia solene na sede da FUNDERGS, reunindo autoridades do governo do Rio Grande do Sul, com destaque para o secretário Kalil Sehbe Neto, secretário de Estado do Esporte e Lazer – Renita Nair Dametto, Diretora-presidente da Fundação Gaúcha de Esporte Cultura e Lazer e o jornalista Pedro Nicola representando o xadrez santanense, gaúcho e internacional.
Com as inscrições já encerradas – a III Copa das Nações de Xadrez Internacional será disputada nos dias 17 e 18 de dezembro nas dependências do hotel e pousada Zingari Village, que fica no número 1021 da rua dos Andradas, a partir das 8h de sábado. A arbitragem será da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR) com apoio da Federação uruguaia e coordenação do Bobby Fischer Xadrez. Será uma verdadeira maratona de 15 rodadas em dois dias divididas em três blocos de cinco partidas e ritmos diferentes. As cinco primeiras serão de xadrez relâmpago, onde cada enxadrista tem apenas cinco minutos para efetuar seus lances. As próximas cinco serão de 15 minutos e as últimas de meia-hora. Estes ritmos diferenciados objetivam tornar as disputas mais dinâmicas e menos cansativas para os mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário