terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Trabalho no complexo principal finda dia 20

Vieira, diretor de geração e diretor técnico dos parques assina a ordem, observado por Ronaldo Cusódio, enquanto Emilia Fernandes cumprimenta Cassiano Lehmert
Dia 20 de dezembro. Essa é a data de conclusão do complexo eólico do Cerro Chato, com o término da última turbina. A informação foi confirmada por Ronaldo Custódio, pouco antes dos pronunciamentos das autoridades, na tarde de sexta-feira. Franceschi, falando em nome do governador Tarso Genro, disse que o mandatário gaúcho determinou a AGDI que esteja presente, respaldando e apoiando, bem como colaborando de todas as formas possíveis para o desenvolvimento regional, acolhendo as demandas interioranas. “Somos parceiros da Eletrosul e de Sant’Ana do Livramento, que está de parabéns pelos novos investimentos na área de energia eólica, pois sabemos que é a mola propulsora do desenvolvimento em todos seus segmentos” – disse Franceschi, diretor de Infraestrutura e Energia da estatal do governo gaúcho.

O prefeito Wainer Machado, em sua manifestação, enfatizou a transformação que está sendo verificada em Sant’Ana, a partir dos investimentos, das capacitações, das ações de parceria. Fez menção ao fato de a Prefeitura de Livramento ter autorização da Fepam para emitir os licenciamentos ambientais de parques eólicos até 10 MW, sendo a única do Brasil nessa condição. O mandatário disse estar muito satisfeito com a presença duradoura da Eletrosul e parceiros gerando desenvolvimento em todos os segmentos sociais. A secretária executiva do Codesul, Emilia Fernandes, fez um retrospecto do que qualificou como uma luta incansável no sentido de viabilizar alternativas na área energética. Citou o fato de ter tido o total apoio da hoje presidente Dilma Rousseff, quando esta era secretária de Minas e Energia do governo Olivio Dutra e também reiterou sua posição de que, ocupando ou não cargos públicos, tendo ou não mandatos eletivos, sempre esteve atuando no sentido de viabilizar as possibilidades de concretização dos projetos locais.
O deputado estadual Valdeci Oliveira, falando em nome do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, considerou que Livramento está de parabéns, acrescentando que tem visitado constantemente municipios gaúchos em todas as regiões e costuma citar, quando surgem reclamações e queixas de que nada se viabiliza nessas cidades, o exemplo de Sant’Ana, que registrou um período de depressão econômica e hoje retoma os rumos do desenvolvimento. Dizendo-se muito alegre e satisfeito, o deputado afirmou que ele e a AL são parceiros da cidade em todas as iniciativas de crescimento. Também fez referência a sua base, Santa Maria, ressaltando o impacto positivo dos investimentos do governo federal.
Ao fim do evento, Ronaldo Custódio, bastante emocionado, recordou sua trajetória desde que saiu de Livramento aos 18 anos para estudar Engenharia Elétrica em Santa Maria, e o evento foi concluído com uma surpresa: dois músicos regionalistas e uma letra sobre o vento como elemento de desenvolvimento na região do Cerro Chato, bem como impactando em todo o município de Livramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário