terça-feira, 22 de novembro de 2011

Velocista jamaicano é banido por reincidência em Doping

Um dos principais velocistas da atualidade, Steve Mullings levou suspensão perpétua . Foto: Getty Images
Um dos principais velocistas da atualidade, Steve Mullings levou suspensão perpétua 

O velocista jamaicano, Steve Mullings, quarto na lista mundial do ano nos 100 metros, com a marca de 9s80, levou suspensão perpétua por reincidência em uma infração de doping. Uma comissão da Agência Jamaicana Antidoping formada por Lennox Gayle, o ex-árbitro de futebol, Peter Prendergast, e o médico, Japhet Ford, decidiu por unanimidade punir a carreira de Mullings, que deu positivo para furosemida no fim de junho no campeonato nacional.
A substância é um potente diurético que permite a rápida eliminação de fluídos do organismo, por isso pode ser utilizada para mascarar a presença de outros produtos proibidos.
Na quinta-feira a mesma comissão declarou Mullings culpado, mas deu prazo à Federação Jamaicana de Atletismo para apresentar documentos relativos à suspensão de dois anos que o velocista cumpriu em 2004.
Mullings, 28 anos, havia anunciado a intenção de recorrer diante do Tribunal de Arbitragem Deportivo (TAS). O velocista, que em 2004 foi suspenso por dois anos por doping (testosterona), foi afastado, em agosto deste ano, da equipe jamaicana que participou, um mês depois, do Campeonato Mundial de Atletismo de Daegu (Coreia do Sul).
"Esta é uma mensagem clara para todos. As substâncias proibidas não se devem usadas", sentenciou Lennox Gayle.
Mullings não assistiu à audiência e tampouco apresentou testemunhas para provar sua inocência. Seu advogado, Alando Terrelonge, afirmou que seu cliente deveria beneficiar-se da dúvida sobre se realmente havia tentado deliberadamente melhorar seu rendimento e o definiu como "um talento do atletismo" a quem foi aplicada uma "sanção draconiana".
Terrelonge considera que uma sanção pelo período de quatro a seis anos, ou entre seis e oito, de acordo com a regulamentação, seria mais justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário